Social Listening (Monitoramento de Redes Sociais ou Escuta Social)

 

É o processo de monitorar e analisar conversas e discussões online em várias plataformas de mídia social, fóruns, blogs e outros canais online. O objetivo do social listening é obter insights sobre o que as pessoas estão dizendo sobre uma marca específica, produto, setor ou tópico em tempo real.

 

Através do social listening, empresas e indivíduos podem rastrear menções, comentários e discussões relacionadas à sua marca ou palavras-chave relevantes. Isso permite compreender o sentimento público, identificar tendências emergentes e avaliar a percepção geral de sua marca no espaço online. As ferramentas de social listening geralmente utilizam análises avançadas e análise de sentimento para fornecer dados acionáveis que podem ser usados para informar estratégias de marketing, melhorar o envolvimento do cliente e lidar com problemas ou preocupações.

 

O social listening é um componente essencial da gestão de mídias sociais e da pesquisa de mercado, ajudando as empresas a se manterem informadas sobre sua presença online e a se adaptarem à natureza dinâmica do cenário digital.

 

Somos embaixadores da marca YouScan no Brasil. Trata-se de uma plataforma de monitoramento de mídias sociais alimentada por Inteligência Artificial com uma alta capacidade de reconhecimento de imagem. Nós ajudamos empresas a analisar opiniões dos consumidores, descobrir insights acionáveis e gerenciar a reputação da marca. Principais áreas:

 

Gestão de Marcas

Acompanhe as percepções e sentimentos dos clientes em relação à sua marca. Faça o seu melhor para mantê-los felizes. Entenda o que satisfaz e desaponta seus clientes. Fornecer os melhores produtos ou serviços que atendam às suas expectativas.

 

Gerenciamento de Crises

Uma boa reputação é difícil de ganhar e fácil de perder. É crucial reagir às ameaças imediatamente. Detecte eventos críticos que podem quebrar a reputação da sua marca. Receba notificações em tempo real e aja rapidamente.

 

Análise da Concorrência

Meça a participação de voz para comparar o reconhecimento de sua marca em relação aos concorrentes. Avalie os pontos fortes e fracos de seus concorrentes para identificar ameaças e oportunidades para o seu negócio.

 

Pesquisa de Mercado

Os métodos de pesquisa tradicionais têm limitações geográficas e requerem investimentos significativos. Analise dados de mídia social em todo o mundo. Obtenha conhecimento essencial em um curto espaço de tempo e a um preço razoável para acelerar o crescimento do seu negócio.

 

Análise de Tendências

Identifique tendências emergentes e gire sua estratégia de marketing para satisfazer as necessidades atuais dos clientes. Analise bilhões de conversas online para prever tendências de longo prazo que afetarão significativamente seus negócios.

 

Marketing de influenciadores

Encontre os melhores criadores para cooperar sem problemas. Divulgue sua mensagem e aumente o poder de sua marca. Identifique influenciadores que já usam e amam seu produto. Crie relacionamentos com eles e transforme-os em embaixadores da sua marca.